Animalis no Jornal i – As 10 aplicações portuguesas com mais downloads e cinco improváveis

São cada vez mais os utilizadores de aplicações. O site Apps Portugal trata de as divulgar.

A lista é da Apps Portugal, o único site generalista e concentrado apenas em aplicações portuguesas para “smartphones”. Daniel Lopes, gestor da página, lembra que a ideia surgiu da “grande dificuldade na pesquisa de projectos mobile nacionais”. O responsável garante que “não havia maneira de saber, com exactidão, o que se fazia no nosso país, nessa área”.

As aplicações (app) fazem parte do dia-a-dia dos utilizadores de “smartphones”

e acabam por ser a versão móvel de sites ou programas que anteriormente apenas estavam disponíveis em computadores pessoais. Uma optimização do comportamento em dispositivos móveis. Há excepções como as apps criadas exclusivamente para telefones, como a Soundhound, que identifica canções. Ou mesmo as que transformam os smartphones em comandos remotos, ou pranchas de desenho. Globalmente, o Google Maps, Facebook, You Tube, Twitter, Skype, WhatsApp, são algumas das aplicações mais utilizadas e descarregadas. Esta semana, entre as app mais procuradas em Portugal para iPhone estavam a Bet365, Dropbox, Tradutor, Meo drive, Shazam, Stick hero e Music download.

Em Portugal, há uma série de empresas ou particulares a desenvolverem propostas que, essencialmente, procuram uma maior identificação com o mercado nacional.

Em Junho deste ano, a Apple anunciou que chegou ao número de 75 mil milhões de downloads da App Store. Em Outubro o número chegou aos 85 mil milhões. A empresa independente de análise do mercado de telefones móveis Portio Research estima que, globalmente, houve 82 mil milhões de downloads de app durante o ano de 2013 e que até 2017 ultrapassará os 200 mil milhões de downloads por ano.

A Apps Portugal, lançada a 1 de Abril de 2011, começou por contactar os projectos, mas “a partir da primeira semana do lançamento, as sugestões de aplicações passaram a surgir inteiramente da comunidade”, garante Daniel Lopes. O site recebe entre 10 e 15 sugestões por semana, tanto de aplicações como de actualizações.

O gestor do site explica que “existem novas funcionalidades definidas”, como por exemplo, “abrir a plataforma aos responsáveis das aplicações, para que possam publicar e editar as suas aplicações de forma autónoma, permitindo assim uma maior dinâmica e actualização dos conteúdos do site”.

Relativamente aos ganhos, Daniel Lopes refere que há “desde menções em artigos, teses de mestrado e doutoramento, passando também por simples emails de agradecimento pelo serviço prestado”. Porém, confessa que “mais do que económico, o nosso ganho está em saber que o projecto está efectivamente a contribuir para o sucesso dos projectos nacionais”. Quanto às despesas do site, o gestor refere os “banners de publicidade que cobrem as despesas técnicas do site”.

Para o responsável, “num mundo digital em que a pesquisa tem cada vez mais um papel indispensável na sua utilização, a maior mais valia do AppsPortugal está na presença que consegue oferecer aos projectos nos resultados de pesquisa.

As Top 10 mais descarregadas

Wareztuga
Android

É provavelmente uma das aplicações mais polémicas, uma vez que a ideia é ver filmes, séries e outros conteúdos directamente no telemóvel ou tablet Android.
Pode ver de forma online, por stream ou descarregar para ver mais tarde. Periodicamente os conteúdos são removidos a pedido de entidades que representam produtores e autores.

Mobile TV
iPhone

A app é da Vodafone e dá acesso aos canais de televisão. Os responsáveis prometem “proporcionar a melhor experiência de televisão em mobilidade desenvolvendo o conceito de televisão de bolso”. A ideia foi idealizada pela Vodafone, desenvolvida com um parceiro e “já atingiram um milhão de downloads”.

MEO GO
Android

A ideia é a visualização de canais em directo, permitir gravações automáticas e filmes do VideoClube, gestão das gravações remotamente e interacção com a Box à distância. As áreas de produto de televisão, engenharia e inovação da PT desenharam esta app que, para os responsáveis, “é a referência da ‘TV Everywhere’”.

Radares App
Android

Gerardo Pedro e a Kriarmos prometem “entreajuda na prevenção rodoviária” dando conta da localização de radares. Os responsáveis querem que os membros do grupo cumpram o código da estrada “sem que para tal tenham que ser penalizados com as altas coimas aplicadas”. O grupo “vai a caminho dos 12 mil membros”.

Kuantize
Android

A mulher de Pedro Fonseca perguntou-lhe se sabia o preço de um determinado produto em particular. A partir daí, o criador da app resolveu desenvolver uma plataforma que permite aos consumidores “o poder de decisão de onde e como comprar os seus produtos ao melhor preço”. O Kuantize guarda informação dos produtos, campanhas e preços.

Cardmobili
Android

Cardmobili é um serviço que permite guardar no telemóvel todos os cartões de cliente, com toda a informação associada, usando depois o telemóvel para se identificar na loja no momento da compra. Segundo a empresa, qualquer pessoa que não queira andar com os cartões de pontos, de identificação de empresas, clubes ou associações, pode fazê-lo com esta app.

Notification Agenda
Android

Uma agenda que permite transformar pequenas notas em notificações na barra de estado com ícones. Todas as notas são acessíveis para que o utilizador não se esqueça de todos os compromissos. Entre outras, a agenda permite a personalização da visibilidade das notas e a personalização do comportamento da app.

Millenniumbcp
Todos os sistemas

A app, desenvolvida internamente pretende, como referem os responsáveis, “facilitar a vida ao cliente”. A app Millennium permite “realizar, em qualquer lugar e a qualquer hora, operações que até há uns anos obrigavam a recorrer a um computador ou a ir à rua, a uma caixa Multibanco”. Até agora “20% dos clientes do site utilizam a app”.

Wireless Passwords
Android

Lançada em Maio de 2011, esta app permite recuperar as passwords configuradas nos seus pontos de acesso. As palavras-passe estão normalmente memorizadas nos telefones, mas por vezes na partilha desses dados, os utilizadores não se recordam. Nesse caso, esta aplicação permite recuperar essas passwords.

MB Phone
Todos os sistemas

A proposta da Vodafone é fazer quase tudo o que faz numa caixa multibanco mas através do telemóvel:
carregar o telefone, pagar facturas, fazer pagamentos de serviços, consultar o saldo das contas, movimentos ou NIB e
pagar as compras online. Segundo os responsáveis, os utilizadores podem associar até cinco contas.

Top 5 Surpresas

SKYFLARE
Android

“Iridium flare” é um fenómeno causado pela reflexão dos raios solares nas superfícies reflexivas dos satélites artificiais que, vista da terra, cria uma espécie de “estrela cadente” no céu que dura alguns segundos. A SkyFlare permite consultar os Iridium Flare de determinada zona do planeta terra. A app diz onde acontecem nos dias seguintes.

HÁ BOLA HOJE?
Android

Quantas vezes perguntámos para o lado se dava um determinado jogo e onde? Até para nos precavermos no caso do jogo passar em canais codificados ou em sinal aberto. Esta aplicação actualiza as informações e mostra aos aficionados onde podem ver o clube do coração.
Os jogos disponíveis na app têm os canais e horários de Portugal.

Arrived
Android

Esta app informa a localização exacta de familiares e amigos. A ideia é poder enviar uma mensagem/sms a alguém quando chegar a uma determinada localização. A
Arrived permite que guarde os contactos a que frequentemente envia sms ou emails a avisar que chega a um determinado local e através de uma mensagem pré definida.

ANIMALIS

Android

Animalis é um jogo educativo que ajuda os mais pequenos a reconhecer os animais e a descobrir o som que estes fazem de forma intuitiva.
No cenário do jogo é pedido para encontrar um animal, é apresentado o som que o dito faz e a criança tem que acertar no bicho correcto na lista de animais apresentada.

ABELHAS
Android

João Costa adaptou para Portugal a ideia de uma empresa polaca e pretendeu “um conceito de Cloud mais abrangente e mais social, para ser a referência na categoria e sobretudo dar o máximo de flexibilidade e conveniência aos utilizadores”. A app foi lançada em Agosto deste ano e já tem mais de 10 mil

Fonte: Jornal i

One thought on “Animalis no Jornal i – As 10 aplicações portuguesas com mais downloads e cinco improváveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.