Multimédia: Experiência científica termina com sucesso ao cabo de 69 anos

Na Irlanda, investigadores esperaram 69 anos para conseguir captar em vídeo a separação e a queda de uma gota de betume. Era uma das experiências científicas mais antigas do mundo.

Pitch-drop-camera

A gravação aconteceu a 11 de julho pela webcam de Shane Bergin, do Trinity College de Dublin. «Nunca ninguém viu uma gota a cair em todo o mundo», explica Bergin. A experiência começou em 1944 e é uma «curiosidade», avança a New Scientist. O betume ou alcatrão em questão é um líquido bastante viscoso, tanto que chega a ser confundido com um material sólido.

Há uma experiência ainda mais antiga a decorrer em Queensland, na Austrália. Thomas Parnell aqueceu um pouco desta substância e deixou repousar durante três anos. Depois, o cientista virou a mistura e esperou que a gravidade começasse a fazer efeito e a separar o pez, gota a gota. Estima-se que caia uma gota a cada dez anos, mas ainda ninguém conseguiu captar com sucesso esta queda.

Não se sabe quem montou a experiência na Irlanda, mas Shane Bergin montou uma webcam e disponibilizou o feed para a Internet, para que toda a comunidade pudesse acompanhar o feito.

«Vamos continuar a estar atentos para capturar a próxima queda», daqui a dez anos, afirmou Bergin.

Veja o vídeo da gota a separar-se do resto do alcatrão.

Fonte: Exame Informática

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.