Tinta condutora poderá vir a substituir o fio eléctrico

…na criação de circuitos eléctricos
A tecnologia está cada vez mais avançada e, a cada dia que passa, uma diferente novidade surge, fazendo-nos ficar sempre mais admirados por este mundo.

bare-conductive-paint-draw-a-circuit-circuito-condutora-tinta-div

A ideia que vos mostro agora não é, de todo nova, no entanto tem tido bastante sucesso e parece que veio para ficar. É a tinta condutora que poderá substituir o tradicional fio eléctrico dos circuitos.

A ideia veio de um grupo de estudantes que desenvolveu tinta condutora de energia eléctrica para um projecto escolar, na Royal College of Arts, no Reino Unido.

No entanto, recentemente esta ideia ganhou um nome, Bare Paint, e parece que está a fazer um enorme sucesso entre os utilizadores.

A Bare Paint permite que o utilizador desenhe os seus próprios circuitos, como um conjunto de fios eléctricos. Pode, por exemplo, “pintar um circuito” numa determinada parede, para acender uma lâmpada. Tão simples quanto isto.

23

É como se fosse um conjunto de fios eléctricos em forma líquida, podendo ser aplicada em qualquer género de superfície como papel, plástico, metal ou tecido. Tem uma consistência idêntica ao mel, no entanto seca rapidamente quando exposta à temperatura ambiente.

A ideia surgiu de Isabel Lizardi, Matt Johnson, Bibi Nelson e Becky Pilditch, depois de pesquisarem por uma forma de aplicar a electrónica à pele.

Ao Daily Mail, Matt Johnson refere “Pensamos aplicar em tecidos e depois chegámos à ideia da tinta condutora. Em 2008 havia muitos trabalhos sobre tecidos electrónicos. No entanto, apesar de gostarmos de ter um casaco com alguma inteligência embutida, não gostaríamos que fosse pesado (se se utilizasse uma conduta tradicional).

Actualmente, a tinta é vendida na empresa dos jovens, a Bare Conductive, e não está projectada para uso exclusivo na pele. No entanto, segundo os autores, trata-se de um produto bastante seguro.

A tinta foi usada no corpo, durante o espetáculo do DJ Calvin Harris, designado Humanthesizer, e à medida que as bailarinas, que estavam pintadas com a Bare Paint, se movimentavam, a música ia-se alterando.

Vídeo do efeito:

Pode encontrar esta tinta disponível para compra no site da empresa, e há já revendedores nos Estados Unidos e na Europa. Se optar pela compra online, a entrega é feita de forma gratuita para qualquer ponto do mundo.

Pode ainda ver alguns dos projectos realizados com a Bare Paint, assim como tutoriais que o ensinam como começar a utilizar esta tinta condutora.

Homepage: Bare Conductive

Fonte: pplware

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.